sábado, 14 de agosto de 2010

Motoqueiros.

Faz parte do meu dia a dia a dia o uso da moto para me deslocar de casa para o trabalho e praticamente, a todos os lugares que vou.

Estou em São Paulo, a capital nacional do caos.

A avenida Marginal do rio Pinheiros, avenida dos Bandeirantes, avenida Ibirapuera, 23 de Maio, Marginal do rio Tietê, Castelo Branco, Raposo Tavares, Rudge, Rio Branco etc., etc., etc...

É avenida que não acaba mais, é trânsito que não acaba mais!

Agora não existe mais dia nem noite, semana nem final de semana, feriado, manhã, tarde... nada existe mais, só trânsito, carros, caminhões, e todos querendo chegar rápido. Todos querendo ser mais espertos que os outros...

Seus Corsas, Unos, Fiestas... são todos carros muito, muito potentes, muito rápidos, são os mais ligeiro...

Cada motorista é melhor que o outro e sempre tem mais vantagem que o outro...

Cada motorista é o monstro atrás do volante... igual ao desenho do Pateta.

http://www.youtube.com/watch?v=2pUBH8zmg8w

Esse desenho foi concebido no ano de 1950. Não tem nada mais atual e verdadeiro.

Patetas. Infelizes. Mais de sessenta e seis mil mortes no trânsito no Brasil em 2007.

http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html

E ainda todos são espertalhões, sabidos...

As palavras que definem a catástrofe: Imperícia, Imprudência, Pressa.

E por que intitulei esta postagem de "Motoqueiros"?

Porque quero dar umas dicas pra todos.

Temos que enfrentar o campo de batalha em cima do veículo que adianta o lado, agiliza, ajuda. Com economia de tempo e dinheiro.

Sei que tem os capetas que denigrem a categoria. Se todas as categorias tem os capetas, por que a dos motoqueiros não teria?

Mas vamos às dicas, que servem para diminuir o peso da falta de segurança na balança vantagem/desvantagem.

  1. Respeite os limites de potência da moto. Motores de baixa cilindrada não foram feitos para velocidades acima de 80 km/h. Uma CG a 90 km/h já está esmerilhando. Aí estão inclusas as Bross, YBR e outras 150 CC.
  2. Não ande com o tanque de combustível na reserva.
  3. Troque o óleo de cárter no tempo recomendado pelos fabricantes.
  4. Não retirem os elementos filtrantes do ar.
  5. Não troquem os escapamentos. Usem os originais.
  6. Inspecionem constantemente o conjunto corrente, pinhão e coroa. Não andem com esse conjunto gasto.
  7. Troquem o fluído de freio no tempo recomendado pelo manual do proprietário. Memorize isso!
  8. Inspecionem os discos de freio e troquem as lonas e pastilhas de freio quando o acionamento estiver baixo e não tiver mais regulagem, mesmo quando as lonas e pastilhas ainda não estiverem totalmente gastos.
  9. Só usem lâmpadas de boa qualidade nos faróis e setas.
  10. Não descaracterizem as setas nem a lanterna traseira.
  11. Mantenha a buzina em bom funcionamento. Começou falhar ou o som ficar baixo, troque!
  12. Não diminua a velocidade só nos freios!!! Use o freio-motor!!!
  13. Use os freios dianteiro e traseiro, simultaneamente, isto é, os dois juntos.
  14. Não ande colado na moto da frente, muito menos no carro nem no caminhão da frente!!!
  15. Não ultrapasse veículo algum pela direita!!! Não sabe o que é direita? Peça para alguém que sabe o que é direita para pintar de VERMELHO o guidão direito... a propósito, é o guidão do FREIO!!!
  16. Vou repetir: NÃO ULTRAPASSE PELA DIREITAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!
  17. Não ande pelo canto da lombada, aquele cantinho entre a lombada e a calçada... Isso é uma das provas de burrice do motoqueiro! Não faça isso, não dê atestado de boçalidade!!!!
  18. Não use viseiras escuras. Onde for necessário, procure usar óculos de segurança com lentes escuras.
  19. Não fume pilotando a moto. Quem faz isso, merece uma surra de pau mole!
  20. Não atenda celular pilotando a moto. Quem faz isso, merece duas surras de pau mole!
  21. Não fique estourando pelo escapamento da moto... o maldito "STOP IGNITION" a pleno funcionamento do motor, além de danificar válvulas e escapamento, ainda irrita e assusta as pessoas... Quem faz isso na rua, merece uma surra de dois paus moles... Quem faz isso nos túneis, merece apanhar até morrer...
  22. Dê passagem aos carros. Você vai chegar primeiro, está de moto... Deixa o carro passar, caramba!
  23. Motoqueiro não é dono da rua.
  24. Buzine para ter certeza que o caminhoneiro está te vendo! Principalmente nas ultrapassagens em estradas! Também vale para ultrapassar ônibus.
  25. Não ultrapasse pelo acostamento... Não ultrapasse pelo acostamento... Não ultrapasse pelo acostamento...
  26. Não passe no meio de dois caminhões, dois ônibus, duas carretas, um caminhão e um ônibus, um ônibus e uma carreta... NÃO PASSE NO MEIO DE DOIS VEÍCULOS GRANDES!!!!
  27. Faça periodicamente (pelo menos uma vez por ano) a revisão de alinhamento de rodas. Isso é importante!
  28. Não ande com os pneus carecas. Use pneus com características semelhantes ao recomendado pelos fabricantes.
  29. Não ande de moto quando estiver com problemas de ordem emocional. Se estiver nervoso, vá de ônibus, cacete!
  30. Não ande de mochila com excesso de peso!!! Isso também é muito importante!
  31. Se estiver com garupa, ande mais devagar e lembre-se que o espaço de frenagem aumenta muito... Cuidado com o garupa! Quem está indo na sua garupa não está interessado(a) em conhecer sua falta de responsabilidade nem sua coragem de Pateta! Respeite a pessoa que está na sua garupa quando essa não tem a mesma habilidade que você e teme velocidade! Pare de ser idiota!
  32. Não troque os retrovisores originais por retrovisores mais curtos... Não faça isso, meu!
  33. Quando perceber que os carros pararam totalmente no congestionamento, reduza também sua velocidade no corredor... Se os carros estiverem totalmente parados, não ultrapasse os 45, 50 km/h... tenha bom senso... Dane-se o motoqueiro que está atrás, enchendo o saco, buzinando... Tenha cuidado com sua vida, sua intreguidade, sua moto... O corredor com os carros totalmente parados é muito perigoso, creia nisso! Lembre-se que os motoristas também estão impacientes e que tem muitos que não tem experiência... podem sair de repente, tentando mudar de faixa... um impacto a 50 km/h num carro parado pode ser fatal... cuidado!!!
  34. Não ande colado em ambulância! Não ande colado em ambulância! Não ande colado em ambulância!
  35. Não ultrapasse outra moto no corredor!
  36. Não ultrapasse em curvas!
  37. Não invente corredor em estradas. Se sua moto é de baixa cilindrada, em estradas, mantenha-se à direita e ocupe o espaço central da pista da direita.
  38. Obedeça a sinalização de pista em estradas. Não seja idiota. Não force ultrapassagem em estradas. Cuidado com a pista de sentido contrário.
  39. Não pilote com sono.
  40. Não ande em chuvas torrenciais! Viseiras não têm limpador igual aos pára-brisas! Espere a chuva ficar fraca! Cuidado com as poças d'água!
  41. Estava a muito tempo sem chover e começou de repente? A mistura de areia, borracha e óleo transforma o asfalto em sabão! Pare a moto! ou vá para a direita e ande bem devagar... Tenha certeza que muitos, mas muitos motoqueiros incautos vão cair!
Bom, se lembrar de mais alguma coisa mais tarde, escrevo mais, em outra hora.

Todo dia, um motoqueiro morto em São Paulo. Pode crer que o que escrevi não é exagero.

Seja prudente, não tenha pressa... de moto, você vai chegar primeiro. O trânsito na Capital Nacional do Caos já parou, há muito tempo... As motos não pararam ainda... Então não tenha pressa!

Vá na moral, de bôua! Você, motoqueiro, vai chegar primeiro, e respeite a magrela, não é avião, jato nem bólido de corrida.

Pense um pouco nas dicas de um cara que nunca caiu, nunca se acidentou, nunca provocou acidente e enfrenta todos os dias o pandemônio do transito, no pior horário, de dia e de noite, na chuva, no sol, no frio, no calor... Zele você também por sua vida e pela vida das pessoas que compartilham seus caminhos...

Abraços.

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