Estou em São Paulo, a capital nacional do caos.
A avenida Marginal do rio Pinheiros, avenida dos Bandeirantes, avenida Ibirapuera, 23 de Maio, Marginal do rio Tietê, Castelo Branco, Raposo Tavares, Rudge, Rio Branco etc., etc., etc...
É avenida que não acaba mais, é trânsito que não acaba mais!
Agora não existe mais dia nem noite, semana nem final de semana, feriado, manhã, tarde... nada existe mais, só trânsito, carros, caminhões, e todos querendo chegar rápido. Todos querendo ser mais espertos que os outros...
Seus Corsas, Unos, Fiestas... são todos carros muito, muito potentes, muito rápidos, são os mais ligeiro...
Cada motorista é melhor que o outro e sempre tem mais vantagem que o outro...
Cada motorista é o monstro atrás do volante... igual ao desenho do Pateta.
http://www.youtube.com/watch?v=2pUBH8zmg8w
Esse desenho foi concebido no ano de 1950. Não tem nada mais atual e verdadeiro.
Patetas. Infelizes. Mais de sessenta e seis mil mortes no trânsito no Brasil em 2007.
http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html
E ainda todos são espertalhões, sabidos...
As palavras que definem a catástrofe: Imperícia, Imprudência, Pressa.
E por que intitulei esta postagem de "Motoqueiros"?
Porque quero dar umas dicas pra todos.
Temos que enfrentar o campo de batalha em cima do veículo que adianta o lado, agiliza, ajuda. Com economia de tempo e dinheiro.
Sei que tem os capetas que denigrem a categoria. Se todas as categorias tem os capetas, por que a dos motoqueiros não teria?
Mas vamos às dicas, que servem para diminuir o peso da falta de segurança na balança vantagem/desvantagem.
- Respeite os limites de potência da moto. Motores de baixa cilindrada não foram feitos para velocidades acima de 80 km/h. Uma CG a 90 km/h já está esmerilhando. Aí estão inclusas as Bross, YBR e outras 150 CC.
- Não ande com o tanque de combustível na reserva.
- Troque o óleo de cárter no tempo recomendado pelos fabricantes.
- Não retirem os elementos filtrantes do ar.
- Não troquem os escapamentos. Usem os originais.
- Inspecionem constantemente o conjunto corrente, pinhão e coroa. Não andem com esse conjunto gasto.
- Troquem o fluído de freio no tempo recomendado pelo manual do proprietário. Memorize isso!
- Inspecionem os discos de freio e troquem as lonas e pastilhas de freio quando o acionamento estiver baixo e não tiver mais regulagem, mesmo quando as lonas e pastilhas ainda não estiverem totalmente gastos.
- Só usem lâmpadas de boa qualidade nos faróis e setas.
- Não descaracterizem as setas nem a lanterna traseira.
- Mantenha a buzina em bom funcionamento. Começou falhar ou o som ficar baixo, troque!
- Não diminua a velocidade só nos freios!!! Use o freio-motor!!!
- Use os freios dianteiro e traseiro, simultaneamente, isto é, os dois juntos.
- Não ande colado na moto da frente, muito menos no carro nem no caminhão da frente!!!
- Não ultrapasse veículo algum pela direita!!! Não sabe o que é direita? Peça para alguém que sabe o que é direita para pintar de VERMELHO o guidão direito... a propósito, é o guidão do FREIO!!!
- Vou repetir: NÃO ULTRAPASSE PELA DIREITAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Não ande pelo canto da lombada, aquele cantinho entre a lombada e a calçada... Isso é uma das provas de burrice do motoqueiro! Não faça isso, não dê atestado de boçalidade!!!!
- Não use viseiras escuras. Onde for necessário, procure usar óculos de segurança com lentes escuras.
- Não fume pilotando a moto. Quem faz isso, merece uma surra de pau mole!
- Não atenda celular pilotando a moto. Quem faz isso, merece duas surras de pau mole!
- Não fique estourando pelo escapamento da moto... o maldito "STOP IGNITION" a pleno funcionamento do motor, além de danificar válvulas e escapamento, ainda irrita e assusta as pessoas... Quem faz isso na rua, merece uma surra de dois paus moles... Quem faz isso nos túneis, merece apanhar até morrer...
- Dê passagem aos carros. Você vai chegar primeiro, está de moto... Deixa o carro passar, caramba!
- Motoqueiro não é dono da rua.
- Buzine para ter certeza que o caminhoneiro está te vendo! Principalmente nas ultrapassagens em estradas! Também vale para ultrapassar ônibus.
- Não ultrapasse pelo acostamento... Não ultrapasse pelo acostamento... Não ultrapasse pelo acostamento...
- Não passe no meio de dois caminhões, dois ônibus, duas carretas, um caminhão e um ônibus, um ônibus e uma carreta... NÃO PASSE NO MEIO DE DOIS VEÍCULOS GRANDES!!!!
- Faça periodicamente (pelo menos uma vez por ano) a revisão de alinhamento de rodas. Isso é importante!
- Não ande com os pneus carecas. Use pneus com características semelhantes ao recomendado pelos fabricantes.
- Não ande de moto quando estiver com problemas de ordem emocional. Se estiver nervoso, vá de ônibus, cacete!
- Não ande de mochila com excesso de peso!!! Isso também é muito importante!
- Se estiver com garupa, ande mais devagar e lembre-se que o espaço de frenagem aumenta muito... Cuidado com o garupa! Quem está indo na sua garupa não está interessado(a) em conhecer sua falta de responsabilidade nem sua coragem de Pateta! Respeite a pessoa que está na sua garupa quando essa não tem a mesma habilidade que você e teme velocidade! Pare de ser idiota!
- Não troque os retrovisores originais por retrovisores mais curtos... Não faça isso, meu!
- Quando perceber que os carros pararam totalmente no congestionamento, reduza também sua velocidade no corredor... Se os carros estiverem totalmente parados, não ultrapasse os 45, 50 km/h... tenha bom senso... Dane-se o motoqueiro que está atrás, enchendo o saco, buzinando... Tenha cuidado com sua vida, sua intreguidade, sua moto... O corredor com os carros totalmente parados é muito perigoso, creia nisso! Lembre-se que os motoristas também estão impacientes e que tem muitos que não tem experiência... podem sair de repente, tentando mudar de faixa... um impacto a 50 km/h num carro parado pode ser fatal... cuidado!!!
- Não ande colado em ambulância! Não ande colado em ambulância! Não ande colado em ambulância!
- Não ultrapasse outra moto no corredor!
- Não ultrapasse em curvas!
- Não invente corredor em estradas. Se sua moto é de baixa cilindrada, em estradas, mantenha-se à direita e ocupe o espaço central da pista da direita.
- Obedeça a sinalização de pista em estradas. Não seja idiota. Não force ultrapassagem em estradas. Cuidado com a pista de sentido contrário.
- Não pilote com sono.
- Não ande em chuvas torrenciais! Viseiras não têm limpador igual aos pára-brisas! Espere a chuva ficar fraca! Cuidado com as poças d'água!
- Estava a muito tempo sem chover e começou de repente? A mistura de areia, borracha e óleo transforma o asfalto em sabão! Pare a moto! ou vá para a direita e ande bem devagar... Tenha certeza que muitos, mas muitos motoqueiros incautos vão cair!
Todo dia, um motoqueiro morto em São Paulo. Pode crer que o que escrevi não é exagero.
Seja prudente, não tenha pressa... de moto, você vai chegar primeiro. O trânsito na Capital Nacional do Caos já parou, há muito tempo... As motos não pararam ainda... Então não tenha pressa!
Vá na moral, de bôua! Você, motoqueiro, vai chegar primeiro, e respeite a magrela, não é avião, jato nem bólido de corrida.
Pense um pouco nas dicas de um cara que nunca caiu, nunca se acidentou, nunca provocou acidente e enfrenta todos os dias o pandemônio do transito, no pior horário, de dia e de noite, na chuva, no sol, no frio, no calor... Zele você também por sua vida e pela vida das pessoas que compartilham seus caminhos...
Abraços.
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